segunda-feira, 16 de março de 2009

Field 3D

O depoimento abaixo é de um arqueiro e amigo, Chiang Wu, que mora nos EUA e sempre que vem ao Brasil, traz na bagagem seu arco.

"Olá, sou um entusiasta do esporte a comecei a atirar faz menos de 2 anos. Como resido na Flórida e a tradição de caça nos Estados Unidos é grande, acabei participando de várias competições de tiro chamados de 3D tradicional. Por tradicional entendam-se arcos não compostos (compound) e sem mira. Existem três categorias básicas: Primitivo, "longbow" e recurvo.
Primitivo: o arco deve ser feito de uma única peça de madeira, não pode ter laminações (coisa de índio mesmo) e as flechas também devem ser de varas (em geral de bambu) toscas sem ter passado por alguma máquina para endireitar o alinhamento.
Long Bow: o arco é obviamente um "long bow" (alguns torneios mais estritos proíbem o reflex/deflex) e as flechas têm que ser de madeira.
Recurvo: vale "quase tudo", arcos recurvos, asiáticos, longos etc. As flechas podem ser de alumínio ou carbono.

Para mim o 3D tradicional é a parte do arco e flecha que mais se aproxima dos valores de caça antigos. As distâncias e a disposição dos animais é feita sempre tendo em vista situações reais e com o ênfase no tiro considerado "ético", onde a chance de acertar o animal em um órgão vital seja grande. Quem já caçou sabe que a pior coisa é ferir um animal não mortalmente. Além do perigo pessoal, o animal sofre tremendamente antes de morrer, daí porque não existirem muitos tiros de mais de 35 jardas (aprox. 31m), sendo na maioria abaixo de 20 jardas (aprox. 18m).

O interessante desses torneios são as situações onde se coloca o animal e a variedade dos animais. Na maioria das vezes você tem uma clara visão do alvo, mas algumas vezes você tem que atirar através de uma árvore, arbustos ou galhos. Em certos cenários tem que atirar sentado, de joelhos ou agachado. Sempre cercado de mato. Como os animais são diferentes você tem que ter uma boa idéia de onde se localiza o círculo de maior pontuação. Existem pessoas que se especializam em ganhar o torneio sem nunca acertar no círculo do 12 (desculpe Klein, mas os tradicionalistas nem sabem que existe o circulo do 14) que algumas vezes é posicionado em um local onde caso você erre não acerta em nenhuma parte do animal e acaba não obtendo nenhuma pontuação, não esqueça, basta acertar no animal e você garante pelo menos o 5.

Apesar das distancias não serem geralmente longas, a precisão é fundamental. Quem já atirou 3D sabe que o maior problema é errar! Procurar as flechas no meio do mato, debaixo da terra, entre insetos de todos os tipos, ou no meio de folhas que causam alergia na pele não é uma atividade que eu considere muito civilizada. Outra coisa não muito falada, mas certamente mal vista, são os arcos de baixa potência. Para se matar um veado basta um arco de 40 libras, mas os machões do 3D tradicional não gostam de atirar com arcos de menos de 50 libras (muito acham que acima de 60 é que é arco de verdade). Claro que geralmente os campeões em geral atiram com arcos de 45 a 50 libras, e ninguém entende porque...

Atirar flechas é uma atividade que me distrai, independente do tipo de competição que eu esteja participando, mas o 3D é um estilo que definitivamente mais me atrai. A sensação de triunfo ao se acertar no círculo equivalente à pontuação máxima (12 pontos) é inigualável e nos faz sempre pensar em como teria sido se fosse um animal de verdade! Claro que não vamos entrar em detalhes sobre o pós tiro dos caçadores: Sair correndo atrás do animal por centenas de metros ou mesmo alguns quilômetros, matá-lo com uma lança ou faca, caso não esteja completamente falecido, tirar a pele e esquartejá-lo para carregar a carne de volta ao acampamento, bem acho que já deu para imaginar que é muito mais fácil atirar num animal de "mentirinha" não?

Só tenho uma pergunta a todos os arqueiros que lêem este blog: O que precisa ser feito para tornarmos o arco-e-flecha tão popular e rico como o golfe? "

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