segunda-feira, 16 de março de 2009

Comprando um Arco - Parte 2

Antes de entrar em uma loja de esportes e comprar um arco e flechas você deve procurar uma escola para aprender a atirar.
No estado de São Paulo existem três escolas, duas na capital, Arqueiria Ibirapuera e Arco e Flecha Banderiantes; e uma em Campinas, Arco e Flecha Brasil.
A Arqueiria Ibirapuera é a escola com a melhor infra-estrutura, seja em equipamento, instrutores certificados pela CBTARCO - Confederação Brasileira de Tico com Arco, espaço, localização e adota o curso recomendado pela FITA – Federação Internacional de Tiro com Arco.
Todo o aluno começa atirando com arcos de 18 libras, em caso de crianças, 16libras ou ainda 14 libras, sempre na distância de 5 metros.
Porque tão pouco? Simples, a musculatura usada no tiro com arco não é comumente usada por nós. Conforme o aluno vai progredindo no curso a distância em relação ao alvo vai aumentando bem como a potência do arco.
Ao final do curso o (a) aluno (a) está atirando a 18 metros com mira e, dependendo de sua estrutura física, com um arco de 32 libras.
Ao final do curso se o aluno desejar comprar seu próprio arco os profissionais da Arqueiria Ibirapuera indicarão o conjunto que melhor se adaptará ao aluno, arco, flechas, mira, estabilizador, V-bar, aljava, dedeira, protetor de braço... enfim tudo o que o futuro arqueiro irá precisar.
Lembram-se do arco daquela loja que era de 40libras? Pois bem, comprando um arco nessa potência com certeza você vai ganhar uma inflamação no ombro, na melhor das hipóteses.
Para uma pessoa “puxar” um arco nessa potência precisará de, no mínimo, 8 meses de treinamento.
Então antes de entrar em lojas famosas ou mesmo pela, internet e comprar um arco, primeiro aprenda a atirar. Procure uma escola idônea, com equipamentos adequados e profissionais capacitados.
Venha descobrir que o arco e flecha é mais do que um esporte porque além de trabalhar postura, concentração, respiração, ele faz amigos.
Procure uma escola e venha fazer parte desta grande família.

Nenhum comentário: