segunda-feira, 16 de março de 2009

Ajustando o Arco - Parte 2

TILLER


Este é um ajuste que causa muita polêmica já que cada técnico, instrutor ou "entendido" no esporte tem sua opinião e, para variar, é sempre a correta.
Tiller é a distância entre a corda e a base da lâmina onde ela se encaixa no handle.

A mão que segura o arco não está exatamente no centro do arco, portanto as lâminas trabalham de forma diferente.
Principalmente em um arco recurvo o tiller é muito importante já que este, quando for montado tem-se que prestar muita atenção na posição das lâminas, superior e inferior, pois elas trabalham com tensões diferentes. As lâminas mais recentes possuem uma identificação LOWER e UPPER, as mais antigas, anteirores a 2007, existe a identificação do modelo da lâmina somente na parte inferior interna, isto é, aquele que fica voltada para o arqueiro.
O mais comum é deixar o tiller da lâmina superior entre 3/16 e 1/4 de polegada maior que o tiller da lâmina inferior.
A mundança no desgin dos arcos alguns grips estão posicionados mais perto do centro do arco, que pode causar mudanças no padrão descrito acima.
Um simples teste: peça a alguém para observar a ponta do estabilizador enquanto você puxa lentamente a corda de seu arco. Se a ponta subir é que a lâmina superior está "mais forte", então a potência da lâmina inferior deverá ser aumentada; se a ponta do estabilizador for para baixo é que a lâmina inferior está mais forte, então a potência da lâmina superior deverá ser aumentada.
Como aumemtar a potência da lâmina? No arco composto isso é simples, porque existem dois parafusos onde a lâmina se encaixa no handle que, quando apertados, aumenta a potência do arco.


No arco recurvo também há esses parafusos, porém para apertá-lo sou desapertá-los é necessário desmontar o arco, e então apertar ou soltar.

Nenhum comentário: